Riot Games soltou em sua página voltada para E-sports novo formato do CBLOL, com mais jogos e muito mais emoção!

Nessa sábado (08), a Riot Games anunciou mudanças para a temporada 2019 do CBLOL.

Agora campeonato contará com o formato de Md1 em 3 turnos, onde todas as equipes se enfrentarão 3 vezes na fase de grupos.

Com o novo formato, o campeonato terá garantido 84 partidas na fase de grupos e subirá de 7 para 10 semanas, tendo início no dia 12 de janeiro.

Confira as mudanças publicadas pela Riot Games:

Md1 em Três Turnos

O formato para 2019 será Md1 dividido em três turnos diferentes, ou seja, todos os times se enfrentarão três vezes durante a Fase de Pontos, mas esses confrontos não acontecerão em sequência. Em um calendário hipotético, após o Time A enfrentar o Time B na Semana 1, eles só se encontrarão novamente na Semana 4, e o terceiro confronto só acontecerá na Semana 8. A lógica por trás deste modelo passa por alguns pontos:

  • Confrontos mais espaçados dão mais tempo para os times se reinventarem durante o campeonato;
  • Toda partida vale ponto, mas com mais embates, mais chances de recuperar uma eventual derrota;
  • Os times se encontrarão em atualizações (patches) diferentes, exigindo ainda mais estratégias e adaptabilidade das equipes.

Além disso, como falamos antes, todos os times jogarão tanto no sábado quanto no domingo. Isso adiciona mais uma camada de estratégia, já que agora precisarão treinar para dois oponentes diferentes por semana – flexibilizamos mais um pouco nossas regras de substituição para ajudar as equipes (falaremos mais sobre isso abaixo). Então agora você poderá ver seu time do coração nos dois dias, dá para torcer com a galera num churrasco no sábado e com a família no almoço de domingo!

Outro ponto que essa alteração promove é a aproximação da Fase de Pontos do nosso campeonato às Fases de Entrada dos torneios internacionais, criando maior familiaridade para os times brasileiros com o formato.


Calendário

Para comportar o aumento na quantidade de jogos (agora garantimos 84 jogos na Fase de Pontos, enquanto na Md3 essa quantia variava de 56 a 84), tivemos de fazer algumas mudanças em nossa agenda. Passamos de 7 para 10 semanas na Fase de Pontos – sim, mais tempo de CBLoL para você! Com isso, também começaremos a Temporada 2019 mais cedo: no dia 12 de janeiro os times já estarão a postos no Summoner’s Rift!

Mas com o aumento de semanas, precisamos substituir a Escalada pelas Semis tradicionais (1º x 4º, 2º x 3º e depois a Grande Final) para o nosso cronograma também encaixar com as competições internacionais. Sim, a Escalada foi um formato muito legal de trabalhar e que proporcionava possibilidades de histórias incríveis, mas temos uma janela apertada para encaixar tudo. Quem sabe em um outro momento?

O aumento de semanas na Fase de Pontos também provocou uma outra modificação importante para o CBLoL 2019: serão sempre 4 jogos por dia, o que ajudará os fãs a acompanharem mais o cenário competitivo e diferentes confrontos!


Série de Acesso

Voltamos ao formato já conhecido: o 8º colocado do CBLoL é rebaixado automaticamente, enquanto o 1º do Circuito Desafiante sobe para a elite do LoL BR. A Série de Acesso acontece entre o 7º do CBLoL e o 2º do Circuitão.


Além disso também fora feitas algumas mudanças no regulamento da competição, que estão dispostos a seguir.

Regulamento

Acompanhando as mudanças no formato, as regras para o CBLoL 2019 também foram alteradas. Abaixo listamos as principais diferenças:

1 – Critérios de Desempate

Temporada 2018: Os critérios eram:

  • Maior número de jogos únicos vencidos durante a fase de pontos;
  • Menor tempo acumulado em vitórias;
  • Novo confronto direto entre as equipes (jogo único).

Temporada 2019: Os critérios serão:

  • Maior número de vitórias nos três confrontos diretos entre as equipes (fase regular);
  • Menor tempo acumulado em vitórias;
  • Novo confronto direto entre as equipes (jogo único).

Obs.: O menor tempo acumulado em vitórias será utilizado apenas para definição das posições na tabela (enquanto houver empates no decorrer das 10 semanas). As informações sobre confronto direto e também em caso de empate entre mais de duas equipes se mantiveram.

2 – Técnico

– Temporada 2018: As equipes participantes do CBLoL obrigatoriamente precisavam inscrever UM técnico. O técnico não era obrigatório no Circuito Desafiante;

– Temporada 2019: As equipes participantes do CBLoL e CD deverão inscrever obrigatoriamente UM técnico, e poderão inscrever oficialmente até DOIS técnicos, além da opção de utilizá-los simultaneamente durante os “Picks & Bans” no palco.

3 – Inscrições fora da janela

– Temporada 2018: As equipes podiam inscrever até dois jogadores fora da Janela, porém o mesmo precisava aguardar duas rodadas completas para estrear (2 semanas);

– Temporada 2019: As equipes podem inscrever até dois jogadores fora da janela, porém o mesmo precisa aguardar três rodadas completas para estrear (1.5 semanas);

4 – Prazo limite para novas inscrições

– Temporada 2018: As equipes podiam inscrever novos jogadores até o início da Rodada 5, após isso eram vedadas novas inscrições;

– Temporada 2019: As equipes podem inscrever novos jogadores até o início da Rodada 15 (Semana 7), após isso são vedadas novas inscrições;

5 – Escolha de lado

– Temporada 2018: A escolha era pré-selecionada para as duas primeiras partidas, mas em caso da necessidade da realização da terceira partida na MD3, o time que teve a vitória com menor tempo naquele confronto escolhia o lado do último jogo;

– Temporada 2019: A escolha será pré-selecionada para as sete primeiras rodadas, inverteremos o lado das equipes da rodada 8 até a rodada 14, e para a definição do lado da rodada 15 até a rodada 21 serão utilizados os seguintes critérios:

  • Na fase de pontos, a escolha de lados no primeiro turno (rodadas 1 a 7) será pré-selecionada e informada a cada equipe previamente. No segundo turno (rodadas 8 a 14) os lados dos confrontos serão invertidos em relação ao ocorrido no primeiro turno;
  • No terceiro turno (rodadas 15 a 21), para cada confronto, serão observados os dois jogos anteriores entre as duas equipes em questão, caso uma tenha vencido duas vezes, esta escolherá o lado em que deseja jogar. Caso cada equipe tenha vencido uma partida, serão avaliados os tempos de vitória nos dois jogos anteriores e aquela com o menor tempo escolherá o lado que deseja jogar no terceiro turno.

E aí caros leitores, o que vocês acharam das mudanças pra 2019?

Acham que com o novo formato o CBLOL ficará ainda mais emocionante e disputado?
Deixe sua opinião nos comentários!

Para mais notícias sobre LoL ou outros eSports acesse nosso portal e nosso canal no Youtube.

 

Comentar via Facebook
Betway Brazil Esports Image Banner