Estreando o novo visual e o formato de franquias, com mais times e partidas, o torneio mostra que tem fôlego para manter-se líder no cenário de Esports brasileiro

Uma das competições de jogos eletrônicos mais importantes do país, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, ou CBLOL, abriu sua Temporada 2021 com o início de um novo ciclo. Além de chegar com um visual mais moderno e agressivo, o torneio lançou seu sistema de Parcerias de Longo Prazo, também conhecido por “Franquias”.

As mudanças parecem ter agradado a comunidade de fãs e jogadores, já que os números indicam um aumento de 20% nos picos de audiência e 18% na média das audiências nas partidas do CBLOL, em comparação com a mesma etapa em 2020 (apenas nos canais oficiais da Riot no YouTube e na Twitch). Observando o dia de maior audiência da Etapa, em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 56%, chegando a 332.000 espectadores em um dia (durante a partida entre Pain Gaming e Flamengo na primeira Semifinal, em 3 de abril de 2021).

Nova logo do CBLoL 2021./ Foto Reprodução: Riot Games
Nova logo do CBLoL 2021./ Foto Reprodução: Riot Games

O aumento do número de times do CBLOL (de 8 em 2020 para 10 em 2021), também aumentou a quantidade de horas de transmissão, com 5 jogos por dia em vez de 4. Como consequência, é possível observar o crescimento de aproximadamente 47% das horas assistidas entre 2020 e 2021 (volume total de horas de conteúdo consumidas pela comunidade), chegando a mais de 15 milhões de horas de conteúdo consumido apenas no YouTube e Twitch.

“Em termos de percepção geral, observamos uma maior satisfação da comunidade com o CBLOL 2021. As várias mudanças que fizemos causaram o impacto que gostaríamos em nossa comunidade: o CBLOL 2021 veio mais brabo, mais disputado, e mais próximo de todos”, conta Carlos Antunes, head de Esports da Riot Games Brasil.

“Os confrontos na reta final mostraram que cada vez mais times estão disputando a liderança do campeonato, e vários novos nomes enfrentaram talentos já tradicionais do nosso cenário. Também ficamos muito felizes com o desempenho e a receptividade aos novos casters, que mostram um CBLOL muito mais diverso e reflexo da nossa comunidade, trazendo diferentes perspectivas e vozes para o CBLOL”, completa.

CBLOL Academy


Imagem – reprodução Riot Games

O  Academy também confirmou sua vocação de plataforma para revelação de novos talentos. Até as semifinais, 15 atletas do Academy jogaram pelo menos três partidas representando seus times principais, mostrando todo o potencial futuro da competição e a renovação do cenário brasileiro.

Em termos de audiência, quando comparada ao Circuito Desafiante 2020, o CBLOL Academy conquistou uma média de audiência diária 28% maior que a Primeira Etapa do Circuitão em 2020, fidelizando um público que acompanhou os primeiros passos da nova geração. Em horas assistidas, o CBLOL Academy 2021 teve mais de 130% de crescimento em relação ao Circuito Desafiante no mesmo período em 2020.

Final da Primeiro Etapa

A grande final da Primeira Etapa do CBLOL 2021 acontece no próximo domingo, 18 de abril, a partir das 13h. O confronto épico será disputado entre o novo e a tradição: a recém-chegada Vorax enfrenta a PaiN Gaming, que protagoniza sua sexta final de CBLOL. O embate será transmitido no SporTV e nos canais oficiais do LoL Esports na NimoTV, no YouTube, e na Twitch.

Conforme orientações de enfrentamento ao COVID-19 definidas pelas autoridades sanitárias e para garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos na operação do CBLOL, a Riot Games avaliou que, no atual momento, os procedimentos utilizados para as partidas presenciais em 2020 não seriam a solução para operar a final da Primeira Etapa do campeonato. Por este motivo, as equipes finalistas disputarão a partida de seus locais de quarentena.

Siga nossas redes sociais

Comentar via Facebook