Neste Dia Internacional da Mulher, iremos “homenageá-las” contando um pouco de como mudou-se a representação da mulher como personagens nos jogos.

Dia 8 de março é também conhecido como Dia Internacional da Mulher. O dia representa mais que um simples feriado, trazendo consigo um significado bastante importante ainda nos dias de hoje.

Representação feminina dentro dos jogos – Dia Internacional da Mulher

Nos games, as mulheres por muito tempo foram retratadas como as donzelas indefesas a ser resgatada por um heróis. Um exemplo clássico é a Pauline, dos jogos de arcade do Donkey Kong que anos mais tarde foi “substituída” pela Princesa Peach.

Até a criação de Samus Aran, a única personagem feminina protagonista de um jogo era a Ms. Pac-Man. Ela, que foi concebida originalmente como ajudante do aclamado monstrinho amarelo, veio a se tornar uma “pioneira” das mulheres independentes. No entanto, somente em Metroid, tivemos de fato uma protagonista mulher (de carne e osso digital).

A partir da criação da personagem Samus Aran, diversas foram as heroínas que não foram retratadas como donzelas indefesas. Athena era protagonista de um jogo de mesmo nome, que estava “à frente do seu tempo”. Do contrário de sua rival, o jogador já sabia que a protagonista era uma mulher. Ainda opondo à Samus, Athena começava o jogo com poucas roupas e adquiria mais conforme aumentava seus poderes.

Sexualização da mulher em jogos de luta

No fim dos anos 80 e início dos anos 90, tivemos o boom dos jogos de luta. Se o problema da retratação de mulheres como donzelas indefesas estava se restringindo aos jogos de algumas franquias (Super Mario, por exemplo), outro problema estava surgindo. A retratação de mulheres extremamente sexualizadas em jogos de luta.

Um exemplo clássico, é a utilização de mulheres com bustos avantajados e roupas coladas ou ainda as poses de vitória sensuais.
Algumas personagens usavam dessa sensualidade como forma de batalha, como a Morrigan (de Darkstalkers) que é uma súcubo.


Trazendo suas ninjas e algumas guerreiras em roupas curtas por muito tempo, a franquia Mortal Kombat mudou totalmente seu viés no seu décimo primeiro jogo principal. Em Mortal Kombat 11 as personagens estão com roupas menos sexualizadas e com poses de batalhas menos apelativas.

Mudança dentro da Nintendo

De volta aos jogos da Nintendo. Apesar de vários jogos com Samus como protagonista, eles ainda mantinham Peach como donzela a ser resgatada nos jogos da franquia principal. Zelda, princesa da franquia de jogos The Legend of Zelda, fugia um pouco desta retratação pois os motivos para seus raptos não tinham a ver (necessariamente) com ela ser salva por algum herói. Porém, ainda assim ela precisa da ajuda de um herói para ser salva e salvar o mundo.

A representação da Peach mudou totalmente em Mario Odissey. A princesa, que em jogos secundários não é apenas uma donzela indefesa (jogos de esporte principalmente), é raptada e, até então, a premissa seguia igual aos demais jogos. *Alerta de Spoiler* Porém, dessa vez Bowser a rapta para tentar um casamento forçado e, ao final do jogo, ele “confessa seu amor” e tenta convencê-la a se casar com ele. Ela rejeita Bowser e também Mario, que mais uma vez é o salvador da pátria. Após isso, Peach parte para uma volta ao mundo com sua nova parceira, Tiara.

Ainda em Mario Odissey, Pauline fez seu retorno na franquia de jogos principais. Dessa vez, ela é a prefeita da cidade de New Donk City, cidade que referência à New York City, e não é nada similar com às raptadas por Donkey Kong.

Outras Protagonistas

Resident Evil

Tendo seu primeiro jogo lançado em 1996, a série de jogos Resident Evil conta com diversas protagonistas fortes.

A primeira delas é Jill Valentine, que fez sua estreia logo no primeiro jogo. Jill é uma das opções de personagem jogável. Ela faz parte do grupo de elite S.T.A.R.S, um grupo de elite na polícia de Raccoon City especializado em resgate e operações.
A protagonista do jogo seguinte é Claire Redfield, irmã mais nova de Chris Redfield protagonista do primeiro jogo. No jogo, Claire sai em busca de notícias de seu irmão e se vê encrencada com a nova epidemia.

Em Resident Evil, ainda temos outras mulheres importantes, como Rebecca Chambers e Ada Wong.

Grand Chase

Em Grand Chase temos Elesis, Lire e Arme como as três protagonistas principais do jogo. O jogo de computador, feito pelo estúdio coreano KOG e que, no Brasil, era administrado pela Level Up! Games, recentemente, recebeu uma continuação direta disponível para mobile.

Elesis é uma espadachim admirável e capaz de grandes manuseios com sua espada. Ela é a mais durona das três, sendo uma líder nata.
Lire é uma arqueira ágil. A elfa é enviada a GC para poder ajudar sua ilha e conter os avanços das trevas. Ela é a mais equilibrada entre as três mas as vezes perde o equilíbrio fácil.
Arme é uma maga oriunda da Academia de Magia Violeta. Ela tem a personalidade doce e gentil, sendo a mais inocente do grupo.

Ao longo dos anos foram adicionando mais personagens femininas ao jogo, tais como: Lin, Amy, Mari, Rey, Holy e Edel.

#DiaInternacionalDaMulher

Para mais notícias, acessem nosso portal.

Comentar via Facebook