First Blood é uma das situações mais inconvenientes para qualquer solo laner. Você sabe o que fazer para evitar esta desvantagem? Acompanhe abaixo!

Para sua rankeada, nunca pega bem quando você toma o first blood, principalmente se você é um solo laner (mid/top). Portanto, aqui vão algumas dicas de como você pode melhorar a sua segurança básica na rota logo no começo do jogo. Cuidados simples com o seu posicionamento e com as habilidades do adversário são pontos chave para ficar vivo(a). Aqui, portanto, vão algumas dicas:

Tracking inicial

Fique atento às rotas laterais. Não é comum para elos até o Platina, que os laners tentem um fake leash (ajuda falsa ao caçador). Normalmente, lane que demorar mais para aparecer entrega o lado que o jungler adversário começou. Utilize-se disso, portanto, para saber se é possível exercer pressão, se você precisa ou não posicionar uma sentinela rápido, etc. No entanto, fique atento, já que até mesmo o midlaner pode ter ajudando o caçador a começar nas “galinhas” (Graves e Kayn fazem isso muito bem) e sua rota pode estar em perigo de um gank cedo! Essa é uma maneira super simples e que não custa nada de evitar o first blood!

Kayn
Kayn é um dos campeões com o “clear” mais rápido do começo do jogo. Portanto cuidado, já que ele tem muito dano explosivo e pode te deletar na sua rota

Adversários com controle de grupo de fácil acerto são aqueles que receberão a atenção num primeiro momento. Tenha cuidado ao jogar, por exemplo, contra Syndras, Renektons, Rivens, Darius e até mesmo campeões como Malzahar, que têm silêncio ou outra forma de te desabilitar. O caçadores podem tomar uma rota diferente e te eliminar cedo, já que terão um nível superior logo no começo do jogo. Isso nos leva ao próximo tópico.

O primeiro no nível 2

Tenha em mente que se seu adversário chegou antes à lane, ele provavelmente vai conseguir o nível 2 antes de você. É importante ressaltar que, para os solo laners, o nível 2 é alcançado na sétima tropa que morra perto de você. Considerando que você consiga estar na rota quando a primeira morra (mesmo que você não a farme), será o primeiro minion da segunda wave. Ter o primeiro nível 2 nas mãos do adversário é uma das causas mais comuns de first blood.

Darius é um grande perigo para first bloods no nível 2. Por conta da cura, dano por segundo (passiva) e controle de grupo em ambas as skills (W e E) você pode entregar um snowball se não cuidar com o nível 2 dele
Darius é um grande perigo para first bloods no nível 2. Por conta da cura, dano por segundo (passiva) e controle de grupo em ambas as skills (W e E) você pode entregar um snowball se não cuidar com o nível 2 dele

Não fique chateado por dar um leash para seu caçador. Mesmo você provavelmente chegando mais tarde na sua rota por conta disso, e, então, tendo a chance de pegar nível 2 após ele, você tem uma ótima arma. Por ter ajudado seu jungler, ele(a) já terá pego mais um nível, antes mesmo de a segunda wave se aproximar. Combine com ele/ela um gank cedo na partida para que, assim que o campo da jungle tenha sido derrotado, ele(a) te acompanhe para a rota conseguir um abate ou afastar o oponente. Isso te dará o controle da lane, evitando um gank cedo e negando farm ao seu oponente, pois será você a estar com a vantagem.

Um passo atrás para dar dois para frente

Seu campeão não é bom nos primeiros níveis? Não tem problema. Às vezes vale muito mais a pena você abrir mão de um pouco de farm e experiência no começo do jogo para manter-se seguro na rota. Não entre em desespero ou saia chamando todos os seus aliados para ajudar. Mantenha a calma e espere seu campeão ter o kit completo para, então, tomar o próximo passo. Tenha sempre uma sentinela posicionada atrás de você (já que está totalmente recuado) para evitar dives e espere por uma oportunidade de começar a crescer. Um dive cedo no jogo com campeões como Elise (que resetam o agro da torre) não são incomuns de acontecer, resultando num triste first blood.


Gostou das dicas? Deixe seu comentário! Lembre-se de sempre manter a calma! Nem tudo estará perdido se você tomar um first blood, mas é sempre bom ser aquele(a) que o conquista!

Para mais notícias sobre LoL e outros e-sports, acesse nosso portal

Comentar via Facebook