Confira uma entrevista exclusiva com o animador Fabiano Cruz, que já conta com quase 1 milhão de inscritos em seu canal no Youtube.

Quem é Fabiano Cruz?

Fabiano Cruz é um youtuber que produz animações baseadas em animes, games, filmes e também produz animações autorais juntamente com conteúdos sobre o processor de animar. Seu canal já conta com quase 1 milhão de inscritos (999 mil no momento da matéria)

Como surgiu a vontade de animar?

“Foi de forma bem espontânea, eu diria. Quando eu era criança, eu entrava naqueles sites que tinham vários joguinhos feitos em Flash, e normalmente esses sites tinham uma parte só de animações também, foi por meio disso que conheci o famoso Xiao Xiao, e eu sempre gostei daqueles bonequinhos palitos lutando e descendo a porrada! Mas claro, nunca me imaginei fazendo, o máximo que eu fazia, e muito, era dividir uma folha de caderno com várias linhas e desenhando uma luta nos quadradinhos, em sequência. Em 2008, quando as pessoas ainda usavam Orkut, eu fazia parte de uma comunidade chamada Xaruto, que postava umas zoeiras com o Naruto na época que estava extremamente em alta. Em um dos tópicos vi gente compartilhando uns gifs de umas animações de bonecos palito e ai descobri que existia um programa específico pra fazer esse tipo de animação, que se chama Pivot. Procurei e baixei na hora, e ai descobri a maravilha que era, podendo finalmente criar minhas próprias animações. Lembro que quando eu saía de casa, eu já ficava doido pra voltar rápido pra continuar fazendo a animação que eu tinha iniciado, foi um verdadeiro vício pra mim. Acredito que foi a partir desse ponto que surgiu a vontade de animar.”

Um de seus maiores sucessos é animação de Dragon Ball, Goku and Vegeta VS Black and Zamasu, que já conta com mais de 20 milhões de visualizações:

 

Como você aprendeu?

“Na época realmente eu achava bem difícil fazer os movimentos, acredito que como a grande maioria dos iniciantes os movimentos ficam bem robotizados e travados, mas claro, ainda assim eu achava o máximo.
Procurei alguns tutoriais na internet e o próprio Orkut tinha comunidades de Pivot, com tópicos de tutoriais e tudo mais, deu pra pegar uma noção e começar a melhorar a partir dali. Então nessa mistura de prática com tutoriais eu acabei aprimorando, mas claro, ainda tenho muito a aprender. Meu maior salto de desenvolvimento foi quando fui pro Adobe Flash CS3, que um amigo me mostrou um tempo depois, onde as possibilidades se ampliavam ainda mais, uma vez que os bonequinhos não são dados prontos como no Pivot e sim, você ter que desenhá-los.”

Como surgiu o canal?

“O canal surgiu sem pretensão alguma de se tornar algo grande. Inicialmente como qualquer pessoa eu acho, criei o canal apenas pra interagir no Youtube, mas foi exatamente na mesma época que comecei a usar o Pivot, então as animações que eu fazia eu upava no meu canal e divulgava nas comunidades de Pivot no Orkut, até pra ter um feedback do pessoal. Era algo puramente por hobby e porque eu gostava, eu jamais imaginaria que tomaria as proporções que tem hoje.”

Quanto tempo demora pra fazer uma animação?

“Hoje em dia, como transformei esse hobby em trabalho, eu uso boa parte do meu tempo me dedicando às animações, mas ainda assim demanda um bom tempo pra fazer. Eu costumo estabelecer uma média de 1 mês e meio pra conseguir terminar uma animação de talvez uns 2:30 de duração, mas dependendo do nível de detalhes que tiver, pode chegar facilmente a 2 meses. É um processo longo, animação não tem outro jeito, é algo demorado e que precisa de paciência pra fazer, é o que eu fico repetindo pra mim mesmo toda vez, quando um projeto parece interminável “um dia de cada vez, uma hora vai ter que acabar”.

Você pode conferir as redes sociais de Fabiano Cruz através dos links:
Youtube
Instagram
Facebook

Siga nossas redes sociais

Comentar via Facebook