TAEKWONDO, a arte marcial que leva em seu nome caminho dos pés e das mãos, é uma luta coreana datada de tempos antigos e períodos feudais coreanos.

No dia 4 de setembro, comemora-se o dia mundial do Taekwondo. Como arte marcial, o Taekwondo existe desde tempos remotos (há registros de 2000 atrás de uma prática marcial percursora do TKD conhecido hoje).Entretanto, como o esporte olímpico que conhecemos hoje em dia sua história é recente.

A escolha do dia 4 de setembro (como dia mundial do Taekwondo WTF) simboliza a adesão do esporte as olimpíadas, na qual foi realizada uma reunião no dia 4 de setembro de 1994 permitindo a entrada do mesmo.

O esporte estreou na categoria de desporto olímpico apenas nos anos 2000. Anteriormente, em 1988 fez parte do jogos olímpicos como esporte de demonstração. Apesar disso, a arte marcial coreana vem ganhando diversos adeptos ao redor do globo.

Assim como outras artes marciais populares ao redor do mundo, o Taekwondo não ficou de fora e marca sua presença em diversos jogos de luta. Desde jogos próprios até jogos que envolvem um ou mais adepto da modalidade, como é o caso do Tekken.

Vamos listar alguns desses jogos, em que há referência do desporto:

1. Tekken

Talvez uma das mais famosas franquias, quando se trata de referência ao TKD. Começando pelo Tekken 2, o esporte se faz presente pelo mestre Baek Doo San.

Baek Doo San, Tekken. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Tekken Fandom
Baek Doo San, Tekken. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Tekken Fandom

Ele é um mestre de Taekwondo renomado, que treinou Hwoarang, que participa do torneio Tekken 2 com a promessa e objetivo de atrás de respostas sobre a morte do seu pai. Enquanto isso, no título sequência do jogo (Tekken 3), ele supostamente morre. Com isso quem “toma seu lugar” é o seu pupilo Hwoarang.

Hwoarang, Tekken. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Tekken Fandom
Hwoarang, Tekken. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Tekken Fandom

Ele entra no torneio para vingar a “morte” do seu mestre e além disso obter uma revanche contra o Jim, sendo até então a única pessoa que ele não consegue derrotar.

2. The King of Fighters

The King of Fighters ou simplesmente KOF, é um jogo crossover de lutar da SNK. Reuniram vários lutadores, de diversas franquias da produtora (muitos acham que os personagens surgiram lá), e com isso surgiu um dos maiores crossovers de todos os tempos.

O sucesso foi tanto que chegou a rivalizar com Street Fighter II na década de 90, do século XX. E rendeu vários outros títulos, apesar de ter menos adeptos nos tempos atuais.

O taekwondista, em questão, é Kim Kaphwan. Ele surgiu em Fatal Fury, rivalizando com Terry Bogard, e caiu nas graças dos jogadores por causa do seu gameplay rápido e com golpes fortes e efetivos.

Porém ele não é o único, apenas o mais famoso. Ao longo dos anos outros adeptos “entraram em cena”, tais como: Luong e May Lee Jinju.

Kim Kaphwan, KOF/Fatal Fury. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: SNKFandom
Kim Kaphwan, KOF/Fatal Fury. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: SNKFandom

3. Street Fighter

Street Fighter dispensa apresentação e pelo menos um personagem alguém conhece. Mas, não é o Ryu ou Ken o praticante da vez.

As aparições, dos praticantes, são mais recentes em relação aos outros citados. Mas, eles (ou apenas um deles) são bastante lembrados pelos jogadores.

O primeiro a aparecer é Shin. Ele surgiu como um novo jogador do título “Street Fighter Online: Mouse Generation.”
Este jogo, um jogo meio esquecido por todos, é um título que marcava uma “revolução” nos jogos de luta.

Shin, Street Fighter: Generation Mouse. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Street Fighter Fandom
Shin, Street Fighter: Generation Mouse. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Street Fighter Fandom

Marcado por ser pioneiro em diversos momentos, Street Fighter tentou inovar e dessa vez a gameplay seria feita apenas pelo mouse do computador e tinha destaque para o multiplay online.

Devido o fracasso do jogo, eles voltaram as funcionalidades dos 6 botões de Street Fighter II. E com isso, veio o quarto jogo da série principal e  quase aconteceu o que aconteceu com seu ancestral (Street teve vários títulos de nome II e nenhuma sequência direta até o ano de 1997).

Com isso, Juri veio a aparecer em Super Street Fighter IV, 2010. Praticante de um TKD mais agressivo, ela tem as pernas rápidas e um gameplay tanto agressivo quanto defensivo por causa dos seus poderes.

Juri, Super Street Fighter IV. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Street Fighter Fandom
Juri, Super Street Fighter IV. (Taekwondo)/ Foto Reprodução: Street Fighter Fandom

4. Mortal Kombat

Outro jogo que dispensa apresentação é Mortal Kombat, sendo bastante revolucionário quando surgiu.

O jogo tem lutadores de várias artes marciais, mas nenhuma referência direta ao TKD até o título “Mortal Kombat Tournament Edition” e retornou em “Mortal Kombat Deadly Alliance”, “Mortal Kombat Deception” e “Mortal Kombat Armageddon”.

Nos jogos da sexta geração de consoles, Mortal Kombat trouxe a stances de luta, sendo selecionáveis e variáveis nos dois títulos.
Tendo Sonya Blade como representante mor, em MK temos mais adeptos desta arte marical.

Sonya Blade, Mortal Kombat Armageddon.(Taekwondo)/ Foto Reprodução: Mortal Kombat Fandom
Sonya Blade, Mortal Kombat Armageddon.(Taekwondo)/ Foto Reprodução: Mortal Kombat Fandom

Em Tournament Edition, temos Sareena e em Deception Nightwolf.

5. Taekwondo Grand Prix/ Taekwondo Global Tournament/

Diferentemente dos demais jogos, este jogo é somente sobre o Taekwondo. Mais precisamente um jogo voltado para as competições esportivas desta arte marcial.

Colocando você “na pele” de um competidor, você é desafiado por diversos lutadores até atingir a glória plena de ser um campeão mundial.

A versão Global Tournament saiu primeiro que a Grand Prix e é voltada para o mobile. Enquanto isso, a versão Grand Prix é voltada para o computador.

6. Taekwondo World Champion

Talvez o pioneiro, em relação aos jogos próprios de Taekwondo, este jogo é similar aos dos itens anteriores.

Porém este jogo é defasado em relação as regras da competição, mas a busca pela glória eterna é mais dificultosa pois você começa como um faixa branca, sendo que nos outros jogos, o jogador já começa como um faixa preta.

World Taekwondo Chmapion/ Foto: Reprodução
World Taekwondo Chmapion/ Foto: Reprodução

Gostaram da lista?

Para mais notícias, acesse nosso portal.

Comentar via Facebook
Betway Brazil Esports Image Banner